Um canal no YouTube com comerciais de videogame!
Quando resolvi reunir as propagandas de videogame e organizá-las em uma galeria online, minha prioridade era a mídia impressa. Afinal, as revistas de videogames foram essenciais para o amadurecimento da cultura gamer no Brasil.
Elas eram quase que o único meio de comunicação com dicas, notícias e detonados de games. Não tinha internet para ver gameplay e análises! E no meio disso tudo, natural e obviamente, havia as propagandas!
E para fortalecer esse resgate histórico/publicitário, não há como negligenciar o papel da televisão – principalmente nos anos 80 e 90!
A TV era (e continua sendo) um dos veículos mais poderosos da mídia publicitária. E os primeiros registros de comercial de game, até onde se sabe, foram com os videogames Odyssey (da Philips) e Atari (com campanhas feitas pela então agência DPZ).
Comerciais de videogame: uma viagem no tempo
Pois bem, depois da galeria de anúncios de videogame, o GameAds tem um canal no YouTube com comerciais nacionais!
Se você nasceu durante as últimas três décadas, vai poder (re)viver a nostalgia; se nasceu no terceiro milênio, vai ver o que era criatividade – ou falta dela – para promover jogos!
São mais de 200 vídeos postados: muitos deles, como você verá, são da Tectoy e da Nintendo (Playtronic). Sabe a “Guerra dos Consoles”? Pois bem, essas empresas dominaram o mercado gamer dos anos 90.
Tem comercial de console (Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64), jogos (Sonic, Earthworm Jim, Donkey Kong, Zelda, etc), além de promocionais.
Porém, não foram apenas as duas empresas que existiram (e existem) no mercado brasileiro de games. No canal também tem vídeos dos antigos Phantom System e Dynacom até o recente Xbox One.
Mídia tradicional e digital
Como a publicidade é uma coisa de mil faces e o marketing se reinventa com o tempo, os vídeos comerciais continuam existindo, mas a mídia tem mudado. Hoje muitas empresas investem no digital, ou seja, grosso modo, em Facebook e Google AdWords – que inclui também o YouTube.
Por conta disso, nada mais justo que comerciais que são veiculados em ambiente virtual também devam estar no canal. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, lançado em junho de 2017, por exemplo, teve um vídeo patrocinado no Facebook totalmente em português.
“Pérolas” como essa devem ser registradas!
Essa compilação de comerciais é quase interminável (felizmente), então, caso tenha curtido a ideia, é importante – e gratificante – você se inscrever no canal para não perder nenhum vídeo novo!