Afinal, o que é GameAds?
Queria contar uma breve história até chegar no surgimento do GameAds.
Sempre fui apaixonado por videogame. Não lembro a data ao certo, mas parece que com apenas um ano de idade meus pais me deram meu primeiro videogame, um Super Nintendo.
Eu era e continuei filho único, e embora tivesse alguns amigos na infância, parece que o videogame sempre foi aquele “meio-irmão” meu.
Infância gamer
Lembro de dividir o controle com primas e familiares, me divertindo com os clássicos da Nintendo como Donkey Kong, Super Mario World e Top Gear. Embora nunca tivesse um console da Tec Toy me recordo de jogar Sonic nele também (vim a descobrir que era uma versão “alternativa” anos depois, o Sonic 4…). Muitas fitas foram assopradas!
O tempo passou e assim vieram outros consoles, outras histórias, outras experiências. Tive a oportunidade de ter um Nintendo 64, mas, por conta do preço alto dos cartuchos, por anos só tive o Super Mario 64, Super Mario Kart e um jogo do Star Wars, o Shadows of The Empire.
Morria de medo desse último, tinha umas fases que tinham um bicho enorme peludo (tipo um Chewbacca, se não fosse um familiar dele…), além da trilha sonora que era incrivelmente assustadora para uma criança de menos de 10 anos.
O próximo console era o PlayStation. Era natal de algum ano, e lembro de estrear o videogame com Spyro The Dragon. Que gráficos! Que jogabilidade!
Apesar da familiaridade com o Super Mario 64, eu achei incrível a qualidade do PlayStation na época. Além disso, foi nessa época que comecei a prestar mais atenção em revistas do setor (ficava horas numa banca próximo de casa, procurando dicas e códigos, principalmente quando chegou o GameShark nas lojas de games).
Mais alguns anos se passaram e após inúmeros jogos, chegou a minha fase de PlayStation 2. Muito GTA, muito God of War…mas nada foi o mesmo até eu me interessar por um jogo que na capa era um moleque que tinha o cabelo parecido com o do Goku segurando uma espada em formato de chave, acompanhado do Pateta e do Pato Donald.
A partir daí que me caiu a ficha de como o videogame era muito mais do que entretenimento.
A ideia do GameAds
Enfim, em 2014, no último ano de faculdade em Publicidade, decidi fazer uma monografia sobre Advergames (vão ter alguns posts abordando o tema) – juntando duas coisas que eu adoro, publicidade e videogame. Não foi o melhor das experiências da vida (ABNT, prazos, enfim, qualquer pessoa que passe por TCC deve saber o que é isso) e por meio de pesquisas descobri que a indústria de jogos fatura atualmente mais do que cinema. E que, na época, o Brasil era o 4º maior país que consumia videogame.
Nesse momento me veio toda a lembrança da infância, das revistas e os anúncios publicitários de jogos, consoles, acessórios, etc e inúmeras ideias de que videogame se tornou um meio artístico e de comunicação.
Foi daí que surgiu a ideia de, algum dia, criar um site que abordasse o universo das áreas de comunicação e de videogame. Demorou algum tempo, mas enfim, eis que surge o GameAds. Seria um site com anúncios antigos de revistas de videogame? Sim, mas eu queria mais que isso.
Mesmo que de forma despretensiosa, a ideia do GameAds é aproximar amantes e entusiastas de marketing e videogame.
História dos consoles e revistas do setor; adaptações de games para cinema; como personagens de videogame influenciam na cultura pop; dos consoles para brinquedos, pelúcia e até papelaria dentre outros nichos; como empresas podem usar jogos como publicidade…são tantos assuntos para explorar!
Seja você estudante ou já formado, publicitário, jornalista, designer, ou nada disso – se você se interessa pelo tema, esse projeto é feito para você.
Que venham novas discussões, troca de informações e muito conteúdo para compartilharmos. Boa diversão!!