GameAds
  • Home
  • Blog
    • Brainstorm
    • Eventos
    • Informes
    • Insights
  • Galeria de propagandas de videogame
  • Contato

PGB 2021: as marcas mais conhecidas e consumidas pelos gamers brasileiros

Vitor Augusto/17 May, 21
Informes

Release – Pesquisa Game Brasil (PGB 2021) revela as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e consumidos de diversos segmentos por quem joga jogos eletrônicos no país

Desde sua 3ª edição, realizada em 2016, a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel ‘Marcas do Coração’, ou seja, mensurando quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país. Isso é analisado principalmente porque o jogador brasileiro apresenta um perfil que vai além do ato de jogar.

Uma vez que este público no Brasil é predominantemente adulto ou jovem-adulto — 41,1% possuem entre 20 e 29 anos, de acordo com a PGB 2021 —, seu estilo de vida envolve um consumo mais constante de produtos e serviços.

Com conta em bancos, utilizando serviços de telefonia, investindo em automóveis e assim por diante, esses jogadores criam uma relação com marcas que não necessariamente fazem parte do universo de games, embora possam fazer.

Em alguns segmentos, fica clara a predominância de determinadas marcas, pois prevalecem entre as duas abordagens realizadas: mais conhecida e mais utilizada ou aderida.

Perfil geral do Gamer, segundo o estudo PGB 2021
Só para ilustrar: perfil geral do gamer brasileiro, segundo o estudo PGB 2021

‘Marcas do Coração’

Para refrigerantes e energéticos, por exemplo, Coca-Cola e Red Bull, respectivamente, são as mais lembradas e consumidas. Já em tênis, em outro exemplo, a Adidas é a mais conhecida, enquanto a Nike é a mais consumida pelo público, segundo a pesquisa.  Veja o ranking abaixo:

BANCOS

  • Marca mais conhecida: Banco do Brasil (87,3%)
  • Marca mais consumida: Caixa Econômica Federal (50,8%)    

CARTÕES DE CRÉDITO

  • Marca mais conhecida: Mastercard (90,4%)
  • Marca mais consumida: Mastercard (73,3%)

REFRIGERANTES

  • Marca mais conhecida: Coca-Cola (96,3%)
  • Marca mais consumida: Coca-Cola (82,9%)

ENERGÉTICOS

  • Marca mais conhecida: Red Bull (91,4%)
  • Marca mais consumida: Red Bull (63,8%)

TELECOMUNICAÇÕES

  • Marca mais conhecida: Vivo (83,3%)
  • Marca mais consumida: Vivo (44,3%)

COSMÉTICOS

  • Marca mais conhecida: O Boticário (92,3%)
  • Marca mais consumida: O Boticário (72,5%)

TÊNIS

  • Marca mais conhecida: Adidas (89,4%)
  • Marca mais consumida: Nike (57%)

SNACKS E SALGADINHOS

  • Marca mais conhecida: Doritos (84,3%)
  • Marca mais consumida: Ruffles (61,8%)

ENTREGA DE COMIDA

  • Marca mais conhecida: iFood (93%)
  • Marca mais consumida: iFood (81%)

AUTOMÓVEIS

  • Marca mais conhecida: Fiat (88,8%)
  • Marca mais consumida: Fiat (28,2%)

TELEVISORES

  • Marca mais conhecida: Samsung (90,9%)
  • Marca mais consumida: Samsung (63,7%)

APPS DE TRANSPORTE

  • Marca mais conhecida: Uber (90,3%)
  • Marca mais consumida: Uber (79,3%)

VESTUÁRIO

  • Marca mais conhecida: Adidas (78,8%)
  • Marca mais consumida: Adidas (46,6%)
Resumo das marcas mais usadas em 13 segmentos de mercado
Resumo das marcas mais usadas em 13 segmentos de mercado, só para exemplificar

Marcas mais relevantes do universo gamer, segundo PGB 2021

Por outro lado, em relação às marcas endêmicas de games — fabricantes de dispositivos utilizados para jogar —, a PGB 2021 mostra que, nos smartphones, principal plataforma de jogos no país com 41,6% da preferência, a Samsung é mais lembrada e usada. Já nos consoles, o Xbox 360, console de 7ª geração da Microsoft, é o mais conhecido, enquanto o PlayStation 4, de 8ª geração Sony, é o mais utilizado. Veja a lista abaixo, enfim:

SMARTPHONE

  • Marca mais conhecida: Samsung (90%)
  • Marca mais consumida: Samsung (53,6%)

CONSOLES

  • Plataforma mais conhecida: Xbox 360 (76,9%)
  • Plataforma mais consumida: PlayStation 4 (44%)

COMPUTADOR

  • Marca mais conhecida: Asus (67,3%)
  • Marca mais consumida: Dell (30,5%)

NOTEBOOK

  • Marca mais conhecida: Samsung (68,6%)
  • Marca mais consumida: Acer (29,4%)

Em conclusão: fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, a PGB 2021 ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. Sendo assim, as entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.  

Acesse o site oficial para obter mais informações e baixar a versão gratuita do estudo!

Sobre a Pesquisa Game Brasil
Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida através da parceria entre a Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Dessa forma,Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. Por fim, a Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais www.pesquisagamebrasil.com.br e www.gogamers.gg.




marcas e consumopesquisa game brasilpgb 2021
Ovo de Páscoa PlayStation 2021

Ovo de Páscoa PlayStation 2021 traz canecas e...

17 May, 21
EBAC Curso Marketing para Games

EBAC lança curso de Marketing para Games

17 May, 21
Vitor Augusto
Publicitário metido a astrólogo e apaixonado por jogos eletrônicos. Nascido em Jacareí, interior de São Paulo, veio para capital em 2012, quando começou a trabalhar com publicidade. Em 2014, ao fazer o TCC de graduação sobre Advergames, teve a ideia inicial de ter um site e mídias sociais que abordassem as áreas da comunicação (em especial a publicidade) e suas relações com o mercado de videogame. Atualmente trabalha com Inbound Marketing e gerencia o GameAds.

GameAds? Que isso?

Prazer, Vitor! ♎
Em 2014, durante minha monografia em Publicidade e Propaganda sobre Advergames, percebi que não havia um site que celebrasse a relação entre publicidade e jogos eletrônicos. Dessa ideia, surgiu o GameAds, um projeto para discutir e enaltecer publicidade, marketing e videogame! Boa diversão :)

Ajude, clicando abaixo ♥

Facebook

Inscreva-se no YouTube

mais populares

Mortal Kombat: aniversários em propagandas

Ovo de Páscoa PlayStation

Branding: Ovo de Páscoa PlayStation retorna em 2018

Ovo de Páscoa PlayStation e Uncharted

Chocolate e Videogame: Ovo de Páscoa PlayStation 2017...

Guia Oficial Brasil Game Show 2017

Guia Oficial BGS 2017 – confira as propagandas!

categorias

  • Brainstorm (9)
  • Eventos (8)
  • Informes (14)
  • Insights (6)

receba novidades

    sobre

    Projeto dedicado aos apaixonados e entusiastas de marketing e videogame. Inspirar, aprender e explorar a relação entre áreas da comunicação (em especial a publicidade) e jogos eletrônicos.

    newsletter

      posts recentes

      EBAC Curso Marketing para Games

      EBAC lança curso de Marketing para Games

      04 Feb, 22

      Mortal Kombat: aniversários em propagandas

      06 Oct, 21

      Propagandas do Mario

      13 Sep, 21
      A Propaganda Gamer - Anúncios Clássicos

      Coleção Listas Curiosas: A Propaganda Gamer –...

      30 Jun, 21

      Instagram

      gameads1

      Desde 2017 enaltecendo a publicidade 🇧🇷 de videogames
      (Viu alguma propaganda por aí? Manda pra cá 📸)
      Por @vitoraugustogf

      GameAds
      🎂 2017 @ubisoftbrasil #publicidade #propaganda 🎂 2017
@ubisoftbrasil

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #ubisoft #ubisoftbrasil #forhonor
      📸 @vitoraugustogf #publicidadeepropaganda #pu 📸 @vitoraugustogf 

#publicidadeepropaganda #publicidadepropaganda #pp #publicidade #propaganda #mkt #ooh #outofhome #midia #game #games #lojasamericanas
      "Vale tudo para ganhar, menos colocar meleca no co "Vale tudo para ganhar, menos colocar meleca no controller dos outros"

🎂 1997

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #retrogamer #retrogame #n64 #nintendo64 #mariokart #mario #mariokart64
      "Quando tudo parecia perdido, uma guerreira sobrev "Quando tudo parecia perdido, uma guerreira sobreviveu. Finalmente, a história inédita por trás dos eventos que formaram o destino e a raça incansável de Samus Aran será revelada. Metroid: Zero Mission. Só para Game Boy Advance."

🎂 2004

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #nintendo #nintendobrasil #gba #gameboyadvance #metroid #zeromission #metroidzeromission
      "Coma, beba e seja Mario" (1999, revista Nintendo "Coma, beba e seja Mario"

(1999, revista Nintendo World)

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #nintendo #nintendobrasil #marioparty #n64 #retrogamer
      🎂 2011 #publicidade #propaganda #publicidade 🎂 2011

 
#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #nintendo #nintendobrasil #mariosportsmix #wii #nintendowii
      📸 @vitoraugustogf #marketing #mkt #conteudo # 📸 @vitoraugustogf 

#marketing #mkt #conteudo #redessociais #pdv #display #marketingdigital #publicidadeepropaganda #publicidadepropaganda #ubisoftgames #ubisoft #ubisoftbrasil #rainbowsixsiege #playstationbrasil #ps4 #ps4brasil #ps5
      📸 @vitoraugustogf #comunicacao #pp #midia #co 📸 @vitoraugustogf 

#comunicacao #pp #midia #content #mkt #marketing #publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #conteudo #display #pdv #playstationbrasil #videogame #playstation #ps4 #giftcard #comunicação #ayrton #ayrtonsenna #aquiris
      🦔🎂 (1994, revista SuperGamePower) @tectoyof 🦔🎂

(1994, revista SuperGamePower)
@tectoyoficial

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #sonic3 #megadrive #sega #segagenesis
      Natal @playstation_br 2021 📸 @vitoraugustogf Natal @playstation_br  2021 📸 @vitoraugustogf 

#publicidadeepropaganda #publicidade #propaganda #pp #pdv #marketing #mkt #display #giftcard #playstation #playstationbrasil #ps4 #natalplaystation
      "Boa noite boa sorte" (2015, revista oficial do X "Boa noite boa sorte"

(2015, revista oficial do Xbox)

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #dyinglight #wbgames
      "Cãibra no dedão tira jogador da final" @konamib "Cãibra no dedão tira jogador da final"
@konamibrasil

(2006, revista Game Master)

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #winningeleven9 #winningeleven #konami
      Fotos da Black Friday @playstation_br passada 📸 Fotos da Black Friday @playstation_br passada
📸 @vitoraugustogf 

#pp #publicidadeepropaganda #marketing #mkt #publicidade #propaganda #pdv #midia #media #game #games #videogame #videogsmes #ps4 #playstationbrasil #playstation #lojasamericanas
      "Viva o terror no espaço" (2011, revista Dicas & "Viva o terror no espaço"

(2011, revista Dicas & Truques para PlayStation)

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #deadspace #deadspace2 #ps3 #pc #xbox360
      "Transforme a sala em saloon" (2000, revista Nint "Transforme a sala em saloon"

(2000, revista Nintendo World)

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame #retro #retrogame #retrogamer #marioparty #marioparty2 #nintendo #nintendo64
      Play the game (2003, revista Videogame Expert) # Play the game

(2003, revista Videogame Expert)

#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #pp #comunicacao #marketing #mkt #midia #content #conteudo #game #videogame
      Siga e participe!
      GameAds


      Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. 2022. | Política de Privacidade